segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

#FORARENAN

Por Maiara Marinho;



     Hoje em Pelotas o PSOL esteve presente em uma atividade um tanto quanto convidativa. Evento nacional divulgado no Facebook, o #FORARENAN organizou, pelo menos, 20 pelotenses que manifestaram o seu descontentamento nas ruas da cidade.
      O trajeto foi iniciado no Mercado Público, tendo continuidade na Fernando Osório até a Avenida Bento Gonçalves com parada no Altar da Pátria onde colamos nossos cartazes para que quem não estivesse no ato pudesse perceber que há pessoas inconformadas e decididas a lutar por uma política limpa e democrática.
    Mesmo reconhecendo que a cidade aos domingos é pouco movimentada não se pode deixar de perceber que a percepção de que a corrupção causa ainda é muito limitada, isto é, as pessoas acreditam que a corrupção é só o roubo de dinheiro público, mas esquecem das consequências que são desastrosas e causam problemas no Brasil que só poderão ser revertidos com muito trabalho e, ainda assim, os resultados só serão evidentes daqui algumas décadas. Além disso, a realidade que os pelotenses vivem é muito distante da realidade do morador de favela no Rio de Janeiro e em São Paulo, por exemplo. Com isso, não fica evidente a violência que maltrata a pessoa por ela ser negra, pobre, homossexual e isso se reflete diretamente nos preconceitos. Além disso, as oportunidades são direcionadas a quem tem chance de ingressar na Universidade e mesmo que as políticas públicas ofereçam muitos investimentos e benefícios que incentivam o estudante, ainda não há um incentivo e um benefício para o pobre que desde cedo falta à escola por precisar, necessariamente, ajudar no sustento da família. 
   A corrupção não é só desvio de dinheiro, ela é o alimento de um sistema que explora e só se mantém explorando pobres e miseráveis para darem continuidade, pois a pobreza dá lucro. Ela é tão devastadora que não oferece mobilidade social para a maioria dos brasileiros, o que aumenta a criminalidade, a intolerância e a falta de estímulo pela vida. Não é vergonhoso se manifestar, pelo contrário, é para quem tem coragem de lutar diante de todos os empecilhos, sem medo, objetivando um resultado. Sem isso, é inútil reclamar. Como diz Chico Buarque: "Ouça um bom conselho que lhe dou de graça. Inútil dormir que a dor não passa. Espere sentado ou você se cansa. Está provado: quem espera nunca alcança".

Nenhum comentário:

Postar um comentário