terça-feira, 14 de agosto de 2012

Jurandir Silva vence o debate entre os candidatos a Prefeitura de Pelotas


No primeiro debate entre os candidatos a prefeitura de Pelotas, Jurandir Silva foi o diferencial. Sem Jurandir o quadro do debate seria de duas candidaturas disputando quem é o representante do Governo Federal e Estadual e outras duas candidaturas disputando quem representava o Governo Municipal. Seria um debate morno, vazio de ideias, mais um debate da velha política.
A presença do PSOL, muito bem representado por Jurandir Silva, garantiu o tom político do debate. Jurandir Silva começou o debate respondendo um questionamento de Eduardo Leite, PSDB, sobre qual seria a filosofia de Governo do PSOL. Jurandir respondeu que será um governo democrático e popular, incentivando a participação popular na política e democratizando as ações governamentais.
Depois, Jurandir Silva questionou o candidato do PT, Fernando Marroni: perguntou o motivo pelo qual o PT traiu milhares de pessoas que depositavam esperança em mudanças profundas e votaram no PT esperando tais mudanças, o que não ocorreu. Marroni se defendeu dizendo que o PT fez o país avançar (?) e que não sabia em que país o Jurandir morava. Jurandir respondeu dizendo que morava no país que tem um dos maiores índices de desigualdade social do mundo, com milhares de servidores federais em greve e julgando o maior caso de corrupção da história do país, promovido pelo PT: o mensalão.
Outro ponto alto do debate foi quando Jurandir e Catarina, PSB, discutiram sobre saúde pública. Catarina apontou que sua prioridade de governo é a saúde. Porém, não conseguiu explicar como priorizar a saúde visto que seu mandato de Deputado Estadual é comprometido com o Governo Federal e Estadual que pouco investem em saúde. No debate com Matteo Chiarelli, DEM, Jurandir demonstrou o caráter tradicional da candidatura de Chiarelli, vinculado a um partido campeão de políticos cassados, é mais uma candidatura que representa a velha política, buscando ser a representação do desastroso governo Fetter.
Nas considerações finais, novo chamado à participação popular. O PSOL almeja um governo democrático, pautado cotidianamente pelo povo pelotense. O debate mostrou que diante da mesmice Pelotas tem opção. O PSOL é, mais do que nunca, um partido necessário, votar 50 é renegar a política tradicional e abrir espaço para uma Pelotas Popular e Sustentável.