sexta-feira, 8 de março de 2013

08 de março, dia Internacional da Mulher.


Para o Psol esse dia é recheado de simbolismo, que nada tem haver com a visão tradicional de exaltação a figura feminina e materna da mulher, mas sim de honrar a luta das mulheres por uma ideia básica e radical: a ideia de que as mulheres devem ter os mesmos direitos que os homens. Assim, para nós esse momento não é de flores e festa, mas sim de reflexão e luta!
Esse dia tem sua origem e história marcada pela luta das mulheres em todo mundo por melhores condições de vida e uma sociedade mais justa. Lutamos por condições dignas de trabalho, por participação política e pelo fim da discriminação e violência.
E ainda lutamos...
Ainda temos os menores salários nas mesmas ocupações de homens.
Ainda somos poucas ocupando espaços políticos de decisão.
Ainda convivemos com a falta de políticas públicas para emancipação das mulheres, com a promoção de emprego e renda.
Ainda somos vitimas de preconceito e discriminação machista, que violenta e mata mulheres todos os dias.
Ainda sofremos com a mídia e a religião ditando nosso modo de ser e vestir, impondo padrões de moda e beleza. Não temos liberdade para escolher a vida que desejamos sem sermos julgadas.
O Machismo mata!
A violência ainda faz parte do cotidiano de muitas mulheres e infelizmente muitos desses crimes são cometidos dentro de casa, por nossos maridos, namorados e outros familiares. Essa violência é resultado da ideia machista de que mulher é subalterna e sem direitos. Em Pelotas não é diferente, muitos são os casos de agressões e de assassinatos.
Avançamos com a Lei Maria da Penha, mas precisamos avançar muito mais. O número pequeno de delegacias especializadas no atendimento às vítimas, somado à falta de políticas públicas, fazem com que a nossa autonomia real ainda esteja longe de ser alcançada.
A nossa luta é todo dia!
Nosso papel enquanto mulher é denunciar e lutar diariamente contra a opressão e violência. Esse dia deve ser uma inspiração para sair as ruas por igualdade, autonomia e contra violência. Por isso, convidamos tod@s a participar do Partido Socialismo e Liberdade – Psol. Venha construir um mundo mais justo e igualitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário