domingo, 5 de agosto de 2012

Defender o Pontal Vivo é também uma tarefa do PSOL

O Pontal da Barra, localizado no município de Pelotas, na Praia do Laranjal, é uma área considerada de fundamental importância para a conservação da biodiversidade e do patrimônio arqueológico da região. Além disso, o Pontal da Barra, segundo o Ministério do Meio Ambiente, está inserido em uma área considerada prioritária para a conservação ambiental. No entanto, a especulação imobiliária pretende construir um condomínio de luxo no local e tenta de todas as formas burlar as normas que amparam a preservação do local. O ex-prefeito Irajá Rodrigues, do PMDB, principal aliado do PT nas eleições de 2012, é dono de mais de mil lotes no local.
Estudantes, professores e pesquisadores da área ecológica da Universidade Católica de Pelotas foram os percussores de um movimento em defesa do local, denominado de Movimento Pontal Vivo que conseguiu embargar as obras que ocorriam no local. O movimento ganhou força com a adesão da juventude organizada, como o movimento Juntos!, e de centenas de pessoas que apoiam a defesa do local e se manifestam todos os dias nas redes sociais contra a ganância da especulação imobiliária. O movimento Pontal Vivo já realizou diversos debates em torno do tema, além de um dia de manifestação no próprio local.
Foto: Movimento Pontal Vivo!
Embargadas desde fevereiro, as obras de loteamento no Pontal da Barra, no Laranjal, em Pelotas, devem ser retomadas num futuro breve. As máquinas estavam paradas por força de uma tutela antecipada, concedida através de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal de Pelotas (MPF). Na última semana, entretanto, o Tribunal Regional Federal 4º Região (TRF) acatou o recurso da defesa e reverteu a decisão liminar que suspendia o empreendimento. O Movimento Pontal Vivo está convocando reunião para tratar do tema nesta segunda-feira, dia 06-08, no centro cultural pachamama rua xv de novembro, 1026.
Foto: Movimento Pontal Vivo.
O PSOL também apoia a defesa do Pontal Vivo. Pautaremos este debate em todos os espaços que nossas candidaturas ocupam, tanto nossa candidatura a Prefeito e vice de Pelotas, com Jurandir Silva e Júlio Domingues, quanto com nossas candidaturas a vereança, todas elas defendem o Pontal Vivo, que faz parte do programa de sustentabilidade do PSOL. Pelotas tem que ser POPULAR E SUSTENTÁVEL!
Assine a petição pública pela preservação do Pontal da Barra: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N18421

Nenhum comentário:

Postar um comentário