quinta-feira, 31 de outubro de 2013
Vem aí o 4° Congresso Estadual do PSOL
No
próximo domingo, 03/10, ocorrerá o 4° Congresso Estadual do PSOL
RS. Às 10h mesa de abertura com a presença d@s companheir@s do
PSTU, PCB e Polo Comunista Luiz Carlos Prestes. Logo após, discussão
em torno das teses políticas e tarefas do PSOL, além da eleição
da direção estadual.
Mais
de 1200 pessoas reunidos nas plenárias municipais elegeram @s 123
delegad@s que representarão as diferentes regiões do estado.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Marcha das Vadias - Pelotas. Participe!!
DIA 9 DE NOVEMBRO: MARCHA DAS VADIAS PELOTAS! Concentração no Chafariz do calçadão.
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/416762528449361/?ref=22
Sexta, dia 31/10, às 17h, Roda de Conversa no IFISP sobre a Marcha.
Terça, dia 05/11, às 12h30, no Salão da FAEM, Roda de Conversa sobre a Diversidade na UFPel.
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/416762528449361/?ref=22
Sexta, dia 31/10, às 17h, Roda de Conversa no IFISP sobre a Marcha.
Terça, dia 05/11, às 12h30, no Salão da FAEM, Roda de Conversa sobre a Diversidade na UFPel.
A polêmica sobre Libra
Por Paulo Passarinho em 29 de outubro de 2013
Paulo Passarinho |
Mobilizando tropas do Exército, da Marinha, da Força Nacional de Segurança e da criminosa PM de Sergio Cabral Filho, o governo Dilma levou à frente o seu objetivo de leiloar o campo de Libra, considerado até o momento como a área mais promissora de produção do pré-sal.
A própria Agência Nacional do Petróleo – a ANP – considera que o volume de óleo bruto a ser extraído desta área fique em uma faixa entre 8 a 12 bilhões de barris de petróleo. Estimativa considerada por muitos como conservadora. Para esse tipo de cálculo, é necessário se trabalhar com um percentual relativo ao volume de óleo que de fato pode ser recuperável, para a estimativa de produção final que a área em questão poderá ter. Para este fim, a ANP trabalhou com um fator de recuperação de 30%, estimando-se, portanto, um volume total de óleo em toda a área do campo de Libra que se situa entre 26,7 e 40 bilhões de barris. O que muitos especialistas chamam atenção é para o fator de recuperação em outras áreas do pré-sal, já em exploração, se situar em torno de 50%, o que implicaria uma estimativa para o volume de óleo a ser extraído de Libra em torno de 13,3 a 20 bilhões de barris.
Seja por uma estimativa mais ou menos otimista, o fato é que o volume de reservas brasileiras, hoje computadas como registradas, é de 15 bilhões de barris. Assim, Libra representa praticamente algo equivalente a todas as nossas atuais reservas ou até mesmo mais do que tudo aquilo que até hoje foi comprovado como petróleo brasileiro a ser produzido.
Foi por conta desse extraordinário potencial produtivo, valorizado ainda mais pela excelência do petróleo do pré-sal, que o governo Lula encaminhou um projeto de lei específico para a exploração dessa área, diferente da lei do petróleo aprovada no governo FHC. Esta lei, que continua vigorando para as áreas do pós-sal, é baseada no regime de concessões, onde as empresas vencedoras ficam com a propriedade de todo o óleo produzido, em troca do pagamento de um bônus de assinatura e de “participações especiais”, dependendo do volume de óleo produzido.
A Revolta de Junho - Documentário
Assista o excelente documentário, produzido pela Fundação Lauro Campos, a "Revolta de Junho."
Assinar:
Postagens (Atom)