domingo, 16 de setembro de 2012

A Esperança em Pelotas!

Por Marlon Campos;
Marlon Campos é acadêmico de Psicologia da FURG e simpatizante do PSOL  
Durante muitos anos os trabalhadores e trabalhadoras de todo Brasil depositaram no PT e nos partidos que formavam a então chamada Frente Popular a esperança de transformação que o País necessita. Ironicamente uma vez no poder esta frente se demostrou pouco ou nada popular, mantendo os privilégios da elite e dando ao povo a velha política do “pão e circo”, com muito circo e tão pouco pão. 
Notando que as esperadas transformações sociais não vinham com um governo petista, agravado por inúmeros casos escandalosos de corrupção, a população esteve, durante algum tempo, acometida de uma compreensível desesperança, afinal, “se eles não fizeram, ninguém o fará”. Ou fará?! 2012 parece ser o ano do reencontro do povo com a esperança em diversas cidades do País. Exemplos como a campanha crescente de Marcelo Freixo, no Rio de Janeiro, e a liderança nas pesquisas (por ampla vantagem) de Edmilson, em Belém do Pará, não são casos isolados, e a onda de otimismo chega a Pelotas! 
Durante o debate promovido pelo Sindicato dos Municipários de Pelotas (SIMP) os aplausos a cada resposta do candidato do PSOL soavam como uma clara resposta dos trabalhadores aos demais candidatos: “queremos mudança!”. E a cada debate, onde os candidatos tem o mesmo tempo para fala e o poder econômico da campanha não é capaz de maquiar a falta de propostas, a campanha de Jurandir Silva e Júlio Domingues cresce. Cresce o PSOL em Pelotas na mesma proporção em que se retoma a esperança dos trabalhadores, esperança que se multiplica tal como os adeptos à campanha do 50! Os adversários já não tratam Jurandir como coadjuvante porque o POVO passou a acreditar que é possível, e mostra que a tão falada “esperança” adormeceu na forma de estrela e desperta em forma de sol! 
São muitas as dificuldades de uma campanha sem recursos, mas que o PSOL vem superando diariamente com a ajuda de cada pessoa que (ao contrário das demais candidaturas) trabalha tão somente pelo ideal. Com o Partido do Socialismo e Liberdade é a população que constrói a campanha, reconstrói a esperança e ajudará a construir uma cidade Popular e Sustentável.
Nessa reta final de campanha ACREDITE: coloque o adesivo no peito, no carro ou bicicleta. Divulgue nas redes sociais, converse com os amigos e familiares. Participe das nossas panfletagens e caminhadas pelos bairros. NADA, como diria Bertold Brecht, “NADA DEVE PARECER IMPOSSÍVEL DE MUDAR”.