MAIS UM AUMENTO EU NÃO AGUENTO – É MOMENTO DE MOVIMENTO
Em todos os finais de ano somos surpreendidos com um absurdo aumento da passagem do transporte coletivo. Dessa vez, estão extrapolando totalmente os limites. O aumento de 20 centavos no preço da passagem leva os pelotenses a um prejuízo inestimável. Em uma conta rápida e básica, considerando que precisemos usar o transporte coletivo duas vezes ao dia, gastaríamos nada menos que R$ 1.320,00 por pessoa ao ano. Aos chefes de família esse valor deve ser multiplicado pelo número de dependentes.
O absurdo se reforça quando lembramos que o serviço do transporte prestado em Pelotas é completamente ILEGAL, é uma das passagens mais caras do país e as empresas atuais só se mantém por um repugnante acordo político entre os empresários do setor e os políticos tradicionais da cidade. O serviço de transporte é público e deveria ser licitado, em Pelotas não é!
Além disso, sofremos com problemas como a deficiência de abrigos, ônibus lotados, falta de carros, passagem cara e várias outras dificuldades que deixam quem precisa do transporte coletivo em situação difícil. Os empresários do setor e o Governo Municipal dão a falida desculpa de que precisam aumentar a passagem para poder aumentar o salário dos cobradores e motoristas, tentando empurrar para os trabalhadores a responsabilidade que é do Governo, por prestar um serviço de transporte público, de qualidade e com tarifação justa.
Para aumentar o salário dos trabalhadores não é necessário aumentar a passagem. O grande problema é que os diversos governos que tivemos não fiscalizam as empresas. Quanto lucram as empresas? Quanto as empresas investem para melhorar o serviço? Essa conta eles não querem fazer, a única conta que os interessa é, no fim do ano, aumentar o preço da passagem.
A única saída para esse problema é a efetiva participação e fiscalização popular das contas das empresas e da Prefeitura. Precisamos reformular o Conselho Municipal de Transporte e, imediatamente, realizar a licitação do transporte coletivo e a auditoria nas contas das empresas. Enquanto isso, o preço da passagem deve ser congelado, até que todo o cidadão pelotense conheça a realidade efetiva do transporte em Pelotas. Por fim, o Poder Público Municipal precisa imediatamente construir uma empresa pública de transporte coletivo, não mais terceirizando esse serviço e não mais prejudicando as finanças do povo de Pelotas.
Precisamos lutar para barrar esse aumento. R$ 2,75 já é sacanagem.
- LICITAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO
- CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTE JÁ!
- AUDITORIA DAS CONTAS DAS EMPRESAS.
- EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE COLETIVO.
- CHEGA DE BOTAR A CULPA DO AUMENTO NOS TRABALHADORES RODOVIÁRIOS. A CULPA É DOS EMPRESÁRIOS E DO GOVERNO.
Filie-se ao PSOL.
Telefones: 84125644, 91195915, 84646214.
Endereço: Rua XV de Novembro, 208. Quase em frente a Câmara de Vereadores.
Blog: http://psol-pelotas.blogspot.com.br/
Facebook: www.facebook.com/psol.pelotas