Sábado foi um dia movimentado para o PSOL Pelotas. No turno da manhã ocorreu o ato público de lançamento das candidaturas (matéria específica abaixo); já no turno da tarde tivemos debate programático sobre participação popular e radicalização da democracia, no plenarinho da câmara de vereadores, com o dirigente nacional do PSOL João Machado e com o candidato a Prefeitura de Pelotas Jurandir Silva.
João Machado tratou sobre temas da conjuntura e da atual composição das forças partidárias. Salientou a falta de debate programático entre os partidos tradicionais e o uso da política como balcão de negócios pelos mesmos. Na conclusão, João Machado frisou que existe espaço para pautar com força uma política de novo tipo e para o crescimento do PSOL enquanto força política. Registrou o crescimento do partido no Brasil e as possibilidades históricas de ano de 2012, como a possibilidade do PSOL eleger prefeitos em algumas capitais do país.
João Machado |
Jurandir Silva tratou sobre as propostas do PSOL Pelotas para aprofundar a democracia no município. O fortalecimento e a criação de novos conselhos municipais, a criação de conselhos de bairros autônomos ao poder público, mas com poder de decisão e influência nas ações governamentais, além da utilização de plebiscitos como forma de decisão popular. Salientou a história de lutas do PSOL Pelotas e a força da militância do partido: "Somos o único partido capaz de levar 60 pessoas ao chafariz do calçadão sem que nenhuma delas sejam pagas para tal".
Jurandir Silva |
Por fim, houve intervenções do plenário que confirmaram a necessidade de fortalecer o projeto político do PSOL e a rejeição a qualquer tipo de aliança com os partidos tradicionais, responsáveis pela situação caótica que vive nosso país e nossa cidade.